Terminada a Copa RN, todas as atenções se voltam agora para os dois clássicos entre ABC x América que vão decidir o título da temporada. As duas equipes chegam para realizar a final com campanhas semelhantes e os dois jogos que estão por vir, irão apontar quem realmente foi o melhor em 2015. Além disso, a conquista ganha ainda mais em importância devido a conotação especial, que é o fato dos clubes estarem comemorando 100 anos de fundação.
As duas equipes sobraram em relação aos demais adversários na competição, o América, como destacou o treinador Roberto Fernandes, conquistou o título da Copa Cidade do Natal de forma incontestável, abrindo quatro pontos de diferença em relação ao alvinegro, que roubou a segunda colocação do Alecrim na última rodada. O alvirrubro foi campeão invicto, obtendo seis vitórias e dois empates, que resultaram na soma de 23 pontos ganhos e um aproveitamento de 85% da pontuação possível.
Sem qualquer reforço, apenas com um técnico novo, o ABC deu a volta por cima na Copa RN e conquistou o título, na semana passada, após derrotar o América na Arena das Dunas por 2 a 0, com 100% de aproveitamento. Vencendo as seis partidas disputadas e atuando bem, um comportamento bastante diferente daquele apresentado no primeiro turno — quando a equipe dirigida por Roberto Fonseca se mostrava muito preocupada em defender e não agradava ao torcedor.
Josué Teixeira, disse que ao assumir o comando técnico teve como principal preocupação reerguer o moral do elenco, que se mostrava bem pra baixo. O trabalho foi realizado junto com a reorganização tática e, com isso, passaram a vir as vitórias e a confiança fez o grupo desempenhar seu melhor futebol.
Já Roberto Fernandes que viu sua equipe ter um início animador, aos poucos acompanhou o excesso de jogos pelas disputas do Campeonato Estadual, Copa do Nordeste e da Copa do Brasil comprometer a produção do time devido aos problemas físicos e as baixas provocadas por lesões. Tanto, que optou por aproveitar essa última semana antes da decisão para tentar recuperar o elenco.
Opiniões
Os comentaristas esportivos entrevistados pela reportagem da TRIBUNA do NORTE, reconheceram que o ABC chega para decisão em melhores condições, mas dos três apenas Fernando Amaral, da Rádio Universitária, apontou o alvinegro como favorito à conquista do título.
“Acho que o favorito para o título é o ABC, Josué Teixeira tem um time mais pronto na mão e também sua equipe é bem mais objetiva que a do América. O setor ofensivo do ABC também se mostra mais efetivo, Kayke está em ótima fase”, disse Amaral.
Marcos Lopes, narrador e comentarista da Rádio Globo Natal, concorda com Fernando Amaral apenas em relação ao melhor momento, apenas não acredita que o fato deva servir como ponto de desequilíbrio em prol do ABC. “Realmente o ABC está num momento melhor, mas num clássico dessa magnitude e decisivo ainda por cima, vários outros fatores vão agir sobre as equipes e nessa situação não posso apontar favorito. E olha que eu não sou desses de ficar em cima do muro, pois sempre achei que clássico tem favorito sim. Mas este acho que será muito equilibrado”, ressaltou Lopes.
Santos Neto, apresentador do Globo Esportivo da Rádio Globo Natal, disse que favorito numa ocasião como a atual não existe. “O ABC está num melhor momento e isso é inegável, mas quando a bola começa a rolar tudo se anula, até o fato de os abecedistas chegarem para final mais inteiros, fisicamente falando, que os americanos. Esse é o tipo de partida que quando a bola rola, você pode esperar realmente de tudo”, destacou.
tnonline
Voltar