NOTÍCIAS

12 de maio de 2020 ‘RAISING OUR GAME’: ELEVANDO O FUTEBOL PROFISSIONAL FEMININO

O FIFPRO está lançando hoje o Raising Our Game, um relatório prospectivo sobre o futebol profissional feminino, que coloca as jogadoras no centro do desenvolvimento e reconstrução planejados do esporte após a pandemia de coronavírus.

O relatório, compilado com a KPMG Football Benchmark, mostra a evolução econômica do jogo, abrangendo a participação nos dias dos jogos, o público e o patrocínio da TV, e detalha as condições dos jogadores nos clubes e seleções nacionais.

Raising Our Game exige que as partes interessadas do futebol trabalhem juntas conosco e com nossas 65 associações de jogadores afiliadas para estabelecer e fazer cumprir padrões globais de condições de trabalho, a fim de alcançar um jogo feminino forte, vibrante e sustentável.

Faça o download do relatório completo aqui

O relatório foi originalmente agendado para publicação em fevereiro de 2020, mas foi adiado por causa do surto do coronavírus. O FIFPRO decidiu publicar o relatório agora durante a pandemia, já que os padrões de emprego permanecem tão importantes como sempre.

O secretário-geral do FIFPRO, Jonas Baer-Hoffmann, disse: “Estamos conscientes de que estamos divulgando este relatório durante um período extremamente incerto e preocupante, mas temos uma responsabilidade com os jogadores profissionais que representamos para traçar o caminho a seguir para eles e sua indústria.

“Estamos comprometidos em trabalhar com todas as partes interessadas de maneira holística e unificada para relançar o setor após a pandemia de coronavírus. Os jogadores profissionais que representamos e que dedicam tanto tempo e energia ao jogo das mulheres, geralmente com pouca recompensa ou compensação, devem estar no centro desse processo de reconstrução. ”

HH 114507824 Vergroot

A seguir, os principais objetivos detalhados em Aumentar o nosso jogo :

• Padrões globais mínimos de emprego, que garantem que os jogadores profissionais tenham contratos, remuneração, carga de trabalho, treinamento e ambientes adequados, medidas de saúde e segurança, liberdade de associação e acesso ao remédio.
• Padrões mínimos globais em torneios internacionais para garantir que os jogadores que participam de competições globais de elite – clube e equipe nacional – estejam protegidos e possam atuar no auge, em pé de igualdade no cenário mundial.
• A negociação coletiva como padrão universal da indústria, para que jogadores profissionais de todo o mundo tenham uma palavra justa no desenvolvimento de seus esportes.
• Novos formatos e programação de competições globais de clubes e seleções que permitem que jogadores profissionais desfrutem de uma carreira longa e sustentável.

Além de usar os dados mais recentes de clubes, ligas, patrocinadores e organizadores de torneios, incluindo FIFA e confederações regionais, o relatório usa uma pesquisa com 186 jogadoras de seleções nacionais de 18 países e uma pesquisa de partes interessadas para mapear o melhor caminho a seguir.

“OS JOGADORES QUE DEDICAM TANTO TEMPO E ENERGIA AO JOGO DAS MULHERES DEVEM ESTAR NO CENTRO DESSE PROCESSO DE RECONSTRUÇÃO”

– por Jonas Baer Hoffmann, secretário geral do FIFPRO

A pesquisa em Raising Our Game mostra que há um crescente interesse comercial no futebol feminino. O jogo atraiu patrocinadores de alto nível e novos investidores, enquanto o interesse da mídia nas principais competições aumentou. O salário do clube das jogadoras da seleção nacional aumentou, com os entrevistados recebendo um salário médio mensal de 4.123 euros.

No entanto, as ligas e clubes femininos de todo o mundo têm graus variados de profissionalismo e, com muita frequência, temporadas curtas e deficiências financeiras são um fardo para os jogadores. Os entrevistados destacaram a falta de recursos e 78% desconheciam que seu clube tivesse uma estratégia clara de crescimento. Na melhor das hipóteses, isso significa que há uma falta de transparência e envolvimento dos jogadores e, na pior, que os clubes não têm uma estratégia.

Embora o número de federações membros da FIFA com equipes nacionais de futebol femininas ativas tenha aumentado de 55% para 73% entre 2017 e 2019, isso deixa mais de uma em cada quatro federações que não organizam uma seleção nacional feminina. Além disso, algumas associações estão subutilizando as janelas do calendário internacional de partidas.

Fonte:https://www.fifpro.org/en/industry/raising-our-game-launched

Voltar