Acabou a Copa do Nordeste para o América. Os rubros empataram por 1 a 1 com o Coruripe-AL na Arena das Dunas, na noite desta quarta-feira (23), e foram eliminados do torneio regional. João Paulo abriu o placar para o time alagoano, enquanto Mateus garantiu a igualdade no jogo.
Com nove pontos ao final da sexta rodada, o time americano terminou a primeira fase na segunda colocação do Grupo B, mas apenas como quarto melhor segundo colocado, resultado que deixa o time fora das quartas de final da competição. Os alagoanos, com o empate, também estão eliminados.
Dois tempos em um
Um jogo de vida ou morte para América e Coruripe. Ambas no grupo B do Nordestão, vencer era o único resultado aceitável para as duas equipes. Com cinco minutos de jogo, muito estudo e expectativa pelo erro do adversário. Fora de casa e sem muito a perder, os visitantes esboçaram uma pressão. Candinho deu início aos trabalhos ao aproveitar escanteio e desviar a bola para a trave. No rebote, a defesa americana evitou o gol.
Presente no campo de defesa do time potiguar, os alagoanos trocavam passes e tentavam encontrar espaço. Candinho, em duas oportunidades, quase marcou, mas Pantera levou a melhor. O cenário não parecia dos melhores para o time rubro que, com pouco mais de 20 minutos, teve o zagueiro Flávio Boaventura substituído por Alex Cazumba.
A mudança deu novo ânimo aos rubros. Lúcio Curió, duas vezes, quase marcou no primeiro tempo. Gott foi bem e defendeu as duas investidas. O volante Pedro Ivo também tentou, mas sem perigo. E entre idas e vindas em campo sem perigo para os goleiros, a etapa inicial terminou mesmo sem gols.
Drama
Ao contrário do primeiro tempo, os americanos tomaram a iniciativa já nos primeiros minutos e com Tiago Dutra, primeiro, e depois com Zé Antônio, quase abriu o placar. O Hulk, ao contrário dos anfitriões, não perdoou. Após jogada de Candinho, a bola sobrou na área, o goleiro Pantera e o defensor Gabriel não se entenderam e João Paulo se antecipou para colocar o Coruripe à frente no marcador aos sete minutos da etapa final.
O segundo quase saiu, mais uma vez, com o meio-campista alagoano que disparou chute forte no travessão, mas o árbitro já havia assinalado o impedimento. O drama americano se acentuava com cada minuto que ficava para trás no relógio do árbitro baiano. Sem conseguir oferecer perigo, o técnico Guilherme Macuglia sacou o volante Tiago Dutra para a entrada do atacante Reis e buscar o resultado. Antes mesmo da mudança, Mateus assustou a defesa dos visitantes com chute perigoso, mas Gott fez grande defesa.
A esperança americana se renovou com a expulsão de Jair, que recebeu o segundo cartão amarelo, e deixou o Coruripe com apenas 10 jogadores em campo. Gabriel, do lado americano, quase chegou ao empate, mas o goleiro alagoano fez nova intervenção. A última cartada do treinador rubro foi a saída do próprio Gabriel para a entrada de Jefferson. A pressão americana se fez e, aos 35 minutos, Mateus recebeu na área, girou e empatou. No tudo ou nada, o time tentou promover uma blitz na defesa alagoana, mas nem o tempo, nem o goleiro Gott permitiram a vitória e a classificação americana.
Ficha técnica
Local: Arena das Dunas, Natal-RN
Horário: 21h45 (horário de Brasília)
Árbitro: Marielson Alves Silva (CBF-BA)
Cartão amarelo: Gott, João Paulo, Jair e Aurélio (Coruripe-AL)
América: Pantera; Gabriel (Jefferson), Flávio Boaventura (Alex Cazumba), Gustavo e Bruno; Zé Antônio Potiguar, Tiago Dutra (Reis), Pedro Ivo e Cascata; Mateus e Lúcio Curió. Técnico: Guilherme Macuglia.
Coruripe-AL: Gott; Robert, Williames José, Thiago Papel e Igor; Mazinho, Jair, Aurélio e João Paulo (Sadrak); Candinho (Ivan) e Junior Chicão. Técnico: Jaelson Marcelino.