Safern - Sindicato dos Atletas de Futebol Profissional do Estado do Rio Grande do Norte

Unidos pelo bem de todos

Notícias

2 de dezembro de 2014 Equipes de tradição do Brasil e da Argentina deixam competição mais acirrada

A sorte será lançada para Cruzeiro e Atlético nesta terça-feira, às 22h (de Brasília), em Luque, no Paraguai. A fase de grupos da Copa Libertadores’2015 será definida e os arquirrivais mineiros são cabeças de chave. Os outros seis representantes devem ser River Plate, San Lorenzo, Atlético Nacional, Zamora, um do Equador e outro do Peru (a serem definidos).

O Atlético terá dois presidentes no Paraguai. Alexandre Kalil, em seu último ato como mandatário do Galo, acompanhará Daniel Nepomuceno, seu sucessor, na sede da Conmebol. O Cruzeiro confirmou que o diretor de futebol Alexandre Mattos e o supervisor Benecy Queiroz irão ao sorteio. Existe ainda a possibilidade de o presidente Gilvan de Pinho Tavares viajar ao Paraguai.

Para o sorteio, a Conmebol segue critérios de revezamento com os cabeças de chave. Dois clubes do Brasil e da Argentina sempre ocupam quatro vagas. Os outro quatro revezam. A entidade também evita colocar times do mesmo país juntos nos grupos. Porém, quando equipes passam pela Pré-Libertadores (como é conhecida a primeira fase do torneio, jogada em critério de mata-mata), a junção de argentinos e brasileiros na mesma chave, por exemplo, pode acontecer. Ainda não houve confirmação oficial da Conmebol quanto a todos os representantes.

Times classificados

A edição de 2015 da Copa Libertadores já conta com 30 times classificados e terá o retorno de equipes tradicionais, como Boca Juniors e River Plate. A Argentina ainda terá San Lorenzo, atual campeão e carrasco dos brasileiros este ano. O time do Papa despachou Botafogo (fase de grupos), Grêmio (oitavas) e Cruzeiro (quartas) para confirmar o título continental. A lista é completada com Huracán, campeão da Copa Argentina, e uma disputa de três clubes por duas vagas: Racing, Estudiantes e Vélez Sársfield. Um deles terá que passar pela primeira fase da Libertadores para entrar na fase de grupos.

Do Brasil, todos os representantes já estão definidos. Além de Cruzeiro, campeão brasileiro, e Atlético, que levou a Copa do Brasil, São Paulo, Internacional e Corinthians garantiram presença pelo Brasileirão. A dúvida é quem disputará a fase de mata-mata antes de a bola rolar: Colorado e Timão decidem o futuro na última rodada do Nacional, no final de semana. Os gaúchos só dependem de si.

O Uruguai terá o campeão, Danubio, e o vice, Montevideo Wanderers, ambos na fase de grupos. O Nacional precisará passar pela primeira fase da Libertadores. Os mexicanos contam com Tigres, Atlas e Monarcas Morelia.

Os chilenos terão a força do Colo-Colo no torneio. Além do Cacique, Universidad de Chile e Santiago Wanderers têm chances de entrar na competição. A última rodada do campeonato local ainda será realizada. Mais um time, ainda sem definição, deve disputar a primeira fase do torneio.

O Atlético Nacional, de Medellín, mostrou a força colombiana neste ano, principalmente contra clubes brasileiros. A equipe eliminou o Atlético, na Libertadores, e o São Paulo, na Copa Sul-Americana. O Santa Fe tem, no mínimo, a presença na Pré-Libertadores garantida. Um terceiro time colombiano também integrará a edição de 2015.

O futebol boliviano surpreendeu em 2014 e chegou com uma equipe na semifinal. Porém, o Bolívar ficou pelo caminho neste ano, e não disputará a competição em 2015. Universitario (Sucre), The Strongest (La Paz) e San José (Oruro) são os times classificados. A equipe da capital jogará a primeira fase.

Duas vagas serão para os equatorianos. O Emelec já confirmou presença e a outra vaga ficará entre LDU e Barcelona de Guayaquil, que competem na liga local. O Libertad é o único paraguaio confirmado na fase de grupos. Cerro e Guaraní lutam para confirmar a segunda vaga direta. O Peru vive a mesma situação: o Juan Aurich está confirmado e a segunda vaga está entre Alianza Lima e Sporting Cristal.

O Zamora, da Venezuela, também está dentro. O Mineros é o segundo confirmado, enquanto o Deportivo Táchira vai à fase eliminatória.

Voltar

Inferninho
Futebol Interior
Direito de Arena
Cadastro de Atletas
Fenapaf
Capitão e Paredão

ÚLTIMOS VÍDEOS

Ver mais

FACEBOOK



SAFERN

Sindicato dos Atletas de Futebol Profissional do Estado do RN.
Rua Promotor Manoel Alves Pessoa Neto, 45, sala 1313
Candelária - Natal/RN - CEP - 59.065-555 - CNPJ 09159081/0001-41
Telefone: (84) 99478 - 4556 - contato@safern.com

Horário de atendimento: segunda a sexta - 14h às 18h.