Safern - Sindicato dos Atletas de Futebol Profissional do Estado do Rio Grande do Norte

Unidos pelo bem de todos

Eternos

Ubirajara

Eleito pela torcida americana como um dos maiores goleiros do clube na década de 70, campeão várias  vezes na era Machadão, o carioca Ubirajara (Ubirajara Dias) chegou à Natal  em 1973, trazido pelo lendário Sebastião Leônidas, para em seguida conquistar seu primeiro título com o manto alvirrubro: o estadual de 1974.

A equipe campeã invicta formou assim:  Ubirajara (Otávio), Ivan Silva, Scala, Djalma e Cosme, Edinho, Garcia e Hélcio Jacaré, Jangada, Santa Cruz (Washington) e Reinaldo, jogando ainda Sombra, Pedrada, Bagadão, Gilson Porto, Paúra, Davi, Ronaldinho e João Daniel. O jogo final contra o ABC: 0 a 0, “com o Castelão apunhado de gente, como se dizia na época quando o estádio não cabia mais gente”, recorda, em entrevista ao portal safern.com.

Ubirajara ainda ganhou o estadual de 1975, numa vitória histórica contra o ABC por 3 a 1, gols de Washington, Hélcio e Ivanildo Arara, enquanto  Soares descontou para o ABC. Arbitragem de José Faville Neto/SP.

O homenageado, depois que deixou o clube ainda jogou em Fortaleza até 83, Botafogo/RJ, São Bento/SP, Moto, Paysandu, Goiás, Vila Nova e Atlético. Esteve um ano no futebol da Arábia Saudita (Al Arabi, clube que teve Ferdinando Teixeira como treinador).  Trabalhou numa pré temporada no Líbano durante seis meses. Atualmente, é treinador de goleiros, preferindo aceitar convites para realizar pré temporada dos clubes. Além dos Estaduais, é um dos campeões da Taça Almir, em 73, invicto.

Hoje tem 67 anos.

Ubirajara marcou época no América

Rivalizou muito com outro inesquecível goleiro: Otávio

Retornou ao Mecão, como treinador de goleiros, entre 2011 e 2013:

“muita saudade”, chegou a confessar.

Fonte pesquisa: Jornalista Everaldo Lopes

Voltar

Inferninho
Futebol Interior
Direito de Arena
Cadastro de Atletas
Fenapaf
Capitão e Paredão

eternos

Goleiro

Eugênio
Ver mais

ÚLTIMOS VÍDEOS

Ver mais

FACEBOOK



SAFERN

Sindicato dos Atletas de Futebol Profissional do Estado do RN.
Rua Promotor Manoel Alves Pessoa Neto, 45, sala 1313
Candelária - Natal/RN - CEP - 59.065-555 - CNPJ 09159081/0001-41
Telefone: (84) 3231 - 4656 - contato@safern.com

Horário de atendimento: segunda a sexta - 14h às 18h.