Apelidado pelo narrador Júlio Sales de “O Homem Raio”, o atacante Rinaldo, ídolo do Fortaleza, se apresenta na próxima quinta-feira (19) ao seu novo clube: o Caiçara/PI, pelo qual disputará o Campeonato Piauiense 2015.
O veterano vestirá a camisa de outro Leão, o de Campo Maior, como é chamado o Caiçara. O atleta não esconde seus objetivos: colaborar com seu amigo pessoal, o também ex-ídolo tricolor, Paulo Isidoro, que é o treinador da equipe.
Passa pelo Piauí também a intenção de mostrar que poderá ser útil ao futebol, apesar de ter 39 anos completados em agosto próximo. A ideia, ele não esconde, é fazer uma espécie de “bate-volta” por lá, aportando ao Pici para as disputas da Terceirona.
Ele ainda está na Capital, mas antes de acertar com o Caiçara, o atleta esperou em vão uma ligação da atual diretoria tricolor. “Meu plano era encerrar a carreira disputando o Campeonato Cearense pelo Fortaleza, que é o clube que eu amo, mas vou esperar a Série C”, diz, para em seguida emendar: “as pessoas têm que parar de fazer comentários que não têm nada a ver. O Zé Roberto (lateral) tem 40 anos e o Palmeiras o contratou; o Magno Alves, com 39, foi o artilheiro do Brasil no ano passado. Então, também posso mostrar meu futebol. Sou um cara que se cuida, ligado à família, não sou de noitadas, não bebo, então, ainda posso dar a minha contribuição”.
Atacante é detentor de recordes no Pici
Vindo do Guarani de Campinas-SP, o até então desconhecido atacante Rinaldo foi contratado pelo Fortaleza em 2004. Neste mesmo ano, o ‘Homem-raio’ sagrou-se campeão cearense com o Tricolor e foi artilheiro da Série B, mesmo tendo disputado apenas 14 das 35 rodadas em que o Leão atuou pela competição. Isto porque, logo no início do torneio, o atacante foi negociado com o FC Seoul, da Coreia, só retornando à equipe no ano seguinte.
A segunda passagem de Rinaldo pelo Fortaleza foi ainda mais vitoriosa do que a primeira. Em 2005, após atuar pelo Sport, o atacante voltou ao Pici e marcou 16 gols pela Série A. Já em 2006, mesmo com a perda do tetra estadual para o Ceará, Rinaldo deixou sua marca.
Artilheiro do certame local, com 19 gols, o atacante leonino também bateu o recorde de gols marcados em um mesmo Clássico-Rei, balançando as redes alvinegras quatro vezes, na vitória do Fortaleza por 6 a 3 ante o arquirrival, em 24 de fevereiro daquele ano.
Passagens apagadas
Em 2007, ele voltou a fazer história ao sagrar-se artilheiro do cearense pelo segundo ano seguido (14 gols), além de marcar o gol do título estadual na vitória sobre o Icasa por 1 a 0, no Castelão.
Negociado com o Goiás ainda em 2007, Rinaldo passaria pelo Fortaleza também em 2008 e 2010, mas em ambas as ocasiões sem o mesmo brilho de outrora.
Ao todo, Rinaldo marcou 108 gols com a camisa do Leão, sendo o segundo maior artilheiro da história do clube e jogador com o maior número de gols anotados pelo Leão na Série A (27 gols).
No futebol cearense, Rinaldo ainda atuou por mais três equipes: Guarany de Sobral (2012), Quixadá e Nova Russas (2014). (colaborou Wilson Medeiros).
diariodonordeste
Do portal: o atacante Rinaldo atuou no América de Natal no ano 2011, com atuação bastante apagada.
Sindicato dos Atletas de Futebol Profissional do Estado do RN.
Rua Promotor Manoel Alves Pessoa Neto, 45, sala 1313
Candelária - Natal/RN - CEP - 59.065-555 - CNPJ 09159081/0001-41
Telefone: (84) 99478 - 4556 - contato@safern.com
Horário de atendimento: segunda a sexta - 14h às 18h.