Olten morreu aos 87 anos (Foto: Reprodução SporTV)
Faleceu na madrugada desta quinta-feira, aos 87 anos, o ex-árbitro Olten Ayres de Abreu. Entre as partidas memoráveis que apitou, está uma vitória do Santos sobre o Fluminense, em 5 de março de 1961, quando Pelé fez um “gol de placa”.
A expressão surgiu justamente naquele dia. Pelé driblou praticamente o time adversário todo antes de mandar a bola para o fundo da rede rede e ser aplaudido não só pelos torcedores, mas também pelo próprio árbitro.
– Foi um gol que não dá para esquecer, contra o Fluminense. Acho que driblei uns quatro ou cinco, desde a intermediária, peguei a bola na meia lua do nosso campo e fui avançando… – disse certa vez o Rei, ao eleger os gols mais marcantes de sua carreira.
No ano anterior, Olten havia apitado no jogo de inauguração do Morumbi, um amistoso entre São Paulo e Sporting, de Portugal. “Por todos os seus feitos esportivos”, diz o site oficial do clube brasileiro, nesta quinta-feira, o vestiário do estádio foi batizado com seu nome.
O salão nobre do Morumbi é o local de seu velório, nesta tarde. O sepultamento ocorrerá às 15 horas desta sexta-feira, no Cemitério do Morumby. Também ex-jogador, o ex-árbitro era conselheiro vitalício do São Paulo.
Fonte/GloboEsporte-SP