NOTÍCIAS

10 de dezembro de 2014 No embalo da Copa do Brasil, ABC e América-RN sobem no ranking da CBF

O Ranking Nacional de Clubes 2015, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol na noite de segunda-feira, apresentou um bom crescimento de ABC e América-RN, principalmente pela campanha das duas equipes na Copa do Brasil deste ano, quando chegaram às quartas de final. O Alvinegro se manteve à frente e agora ocupa a 23ª posição, com 6.516 pontos – antes, era o 29º, com 4.876. O Mecão subiu oito posições e é o 28º colocado, 5.742 pontos.

Além da liderança entre os potiguares, o Alvinegro subiu para o quinto melhor do Nordeste, atrás de Bahia (16º), Vitória (17º), Ceará (19º) e Sport (20º). O ABC ainda aparece à frente de clubes como Portuguesa, Criciúma, Náutico e Avaí.

Com esta posição no ranking, o Mais Querido assegura participação na Copa do Brasil entre os 10 melhores colocados que não conseguiram vagas para o torneio pelos estaduais. Os classificados pelo ranking seriam: Botafogo, Vitória, Ponte Preta, ABC, Portuguesa, Criciúma, Avaí, Bragantino, Paraná e ASA.

Entre os outros clubes do Rio Grande do Norte, o Baraúnas continua o terceiro melhor classificado, na 74ª posição, agora com 912 pontos; o Potiguar de Mossoró passou para a quarta posição, na 96ª colocação, com 505 pontos; e o Santa Cruz-RN é o quinto, no 121º, lugar com 366 pontos. O Globo FC aparece pela primeira vez no ranking e ficou como o sexto melhor potiguar, ocupando a 134ª posição, com 325 pontos. O Alecrim caiu para o sétimo lugar, na 161ª colocação, com 216 pontos. Aparecem ainda no ranking: o Corintians-RN em 211º lugar, com 100 pontos; e o Assu e o Potyguar de Currais Novos, que dividem a 222ª posição, com 50 pontos.

O sistema de pontuação do Ranking de Clubes da CBF considera apenas os últimos cinco anos. Eles, por sinal, terão pesos diferentes (o mais novo multiplica a pontuação por cinco, o seguinte, por quatro, até o mais antigo, que tem peso um). São atribuídas pontuações a todos os participantes das Séries A, B, C e D, além da Copa do Brasil. O último colocado de uma divisão sempre pontua mais que o campeão da série inferior.

Voltar