NOTÍCIAS

15 de abril de 2023 PRESIDENTE DA FNF PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE TORCIDA ÚNICA NA ALRN

PRESIDENTE DA FNF PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE TORCIDA ÚNICA NA ALRN

O presidente da Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol, José Vanildo da Silva, participou de audiência pública realizada na manhã desta sexta-feira (14), na Assembleia Legislativa do RN e que debateu o tema “Liberação das torcidas nos ‘Clássicos-Rei’ ABC e América no Campeonato Potiguar e a adoção de medidas efetivas para garantir a segurança dos torcedores”. A audiência proposta pelo Deputado Estadual Coronel Azevedo reuniu representantes do ABC, América, Secretaria de Segurança Pública do RN, Ministério Público do RN, Polícia Militar do RN, Polícia Civil do RN, Juizado do Torcedor, parlamentares potiguares e torcidas. 

A opinião comum aos participantes é que a medida que estabelece a torcida única nos clássicos não é a desejada. Para que as duas torcidas voltem a frequentar os estádios juntas, é necessário esforço conjunto. 

O promotor do Ministério Público do RN, Luiz Eduardo Marinho, destacou que defende a união das torcidas nos estádios, e que a torcida única é a última medida a ser tomada no futebol, mas foi instalada baseada em critérios técnicos, declarou citando aumento na média de público nos clássicos após a medida. 

O representante do América, Antônio Neto, citou o aumento no número de crianças e mulheres no Estádio. O presidente do ABC, Bira Marques, lembrou que o futebol é gerador de grande receita para o Estado, e também de emprego e renda para muitas famílias. 

O presidente José Vanildo destacou que defende a união das torcidas, e que a discussão precisa ser aprofundada. “O problema não é só da segurança e PM. O futebol do RN evoluiu, e com ele o público, com maiores números de torcedores. São cidadãos que merecem respeito e a presença nos estádios.” O presidente citou a falta de uma secretaria de esporte no estado, e sugeriu a instalação de um fórum permanente para discutir soluções para o esporte. “Não queremos só a solução para a torcida única, queremos fórum permanente, garantir investimento ao esporte, dar importância ao futebol como gerador de emprego e renda”, reforçou. 

Voltar