Safern - Sindicato dos Atletas de Futebol Profissional do Estado do Rio Grande do Norte

Unidos pelo bem de todos

Notícias

12 de maio de 2020 SIAFMSP: Pesquisa revela desejo dos atletas de SP

Pesquisa do SIAFMSP entre atletas profissionais de futebol aponta que 64,2% deseja o retorno das competições

O Sindicato dos Atletas de Futebol do Município de São Paulo (SIAFMSP) tem sido na protagonista nas negociações recentes que envolvem os direitos dos atletas que representa. Para melhor entender o cenário em relação a volta das competições estaduais, buscou entender o desejo de seus representados. Aos atletas foi garantido o anonimato, que foi plenamente respeitado, na busca por esse entendimento.

O SIAFMSP (www.siafmsp.com.br), em trabalho conjunto com a consultoria Esporte Executivo, especializada em gestão esportiva, realizou uma ampla pesquisa com os atletas profissionais de futebol que disputam as principais competições estaduais. Entre os dias 06 e 09 de maio de 2020, 511 atletas puderam indicar suas preferências e motivações. Foram ouvidos homens e mulheres das Séries A1, A2 e A3 do Campeonato Paulista, sendo que do campeonato masculino, representantes de todos os clubes das Séries A participaram da pesquisa. O índice de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 4%. Questionados se eram a favor ou contra o retorno das competições estaduais, 64,2% se mostrou a favor e, portanto, 35,8% manifestou contrariedade.

Para Washington Mascarenhas, Presidente do Sindicato dos Atletas de Futebol do Município de São Paulo (SIAFMSP), é importante ouvir a pluralidade de opiniões dos atletas, justamente para entender a realidade complexa existente: “Nos cabe sempre representar o desejo dos atletas. Nesse sentido, obviamente precisamos levar em consideração os números, mas é igualmente fundamental nos atentarmos às justificativas que eles nos trazem” explica o presidente. “Ouvir o que querem é muito importante, mas entender porque querem ou não é essencial para fortalecermos as conversas com todas as partes envolvidas no negócio e estruturar nosso trabalho”, finaliza.

Responsável pela pesquisa, Vinicius Lordello, CEO da Esporte Executivo, alerta para uma importante característica: “Ao longo do trabalho, pudemos observar que existe uma clara preocupação com a saúde para a maioria deles. Mas o desamparo de uma profissão com carreira curta e pouco rentável para a maioria faz com que critérios outros para a subsistência, como o financeiro, se sobreponham ao medo da possível contaminação. Temos, ao fim, no futebol, um retrato da sociedade”.

Questionados se eram a favor ou contra o retorno das competições estaduais, 64,2% se mostrou a favor e, portanto, 35,8% manifestou contrariedade. Entre aqueles que desejavam o retorno, a principal justificativa era de que o atleta até preferiria não voltar, mas precisa financeiramente desse retorno. Já entre aqueles 35,8% que se manifestaram contra o retorno, 76,4%não sentem que haja segurança para a saúde dos atletas. Veja o resultado completo abrindo o documento abaixo.

Baixar: Pesquisa-SIAFMSP-Retorno-ao-Futebol-Atletas-de-SP-Maio-2020

Voltar

Inferninho
Futebol Interior
Direito de Arena
Cadastro de Atletas
Fenapaf
Capitão e Paredão

eternos

Ver mais

ÚLTIMOS VÍDEOS

Ver mais

FACEBOOK



SAFERN

Sindicato dos Atletas de Futebol Profissional do Estado do RN.
Rua Promotor Manoel Alves Pessoa Neto, 45, sala 1313
Candelária - Natal/RN - CEP - 59.065-555 - CNPJ 09159081/0001-41
Telefone: (84) 3231 - 4656 - contato@safern.com

Horário de atendimento: segunda a sexta - 14h às 18h.