NOTÍCIAS

25 de julho de 2016 COI não suspende Rússia da Olimpíada e deixa decisão com federações internacionais

Atletas que já foram flagrados em exames antidoping, mesmo que já tenham cumprido pena, serão proibidos de competir.

rio_jogos_370A Rússia estará nos Jogos Olímpicos Rio 2016. A tão aguardada decisão foi tomada neste domingo (24) pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), que sofreu pressão de países como Estados Unidos e Canadá para excluir os russos da Olimpíada em solo brasileiro, devido aos escândalos de doping sistemáticos no país.

No entanto, o COI impôs regras rígidas para a participação da Rússia. Atletas que já foram flagrados em exames antidoping, mesmo que já tenham cumprido pena, serão proibidos de competir no Rio de Janeiro.

A decisão sobre a participação dos atletas russos na Olimpíada brasileira ficará a cargo das federações internacionais de cada esporte. Estas entidades precisarão avaliar, competidor por competidor, se ele atende os requisitos determinados pelo COI.

O comitê exige que as federações analisem o histórico de cada atleta em exames antidoping internacionais, e vetará qualquer nome citado no relatório independente do advogado canadense Richard McLaren, que detalhou todas as falhas no sistema antidopagem da Rússia.

Além disso, cada federação terá o poder de vetar uma modalidade por completo, como já fez a Associação Internacional das Federações de Atletismo (Iaaf). A entidade barrou a Rússia das provas de atletismo na Rio-2016.

redaçãozn

Voltar