Vendido por 5,5 milhões de euros (cerca de R$ 18,6 milhões) em agosto deste ano, o lateral direito Douglas chegou ao clube catalão como uma aposta. Aos 24 anos, o brasileiro era um dos nomes cotados para tomar o lugar do veterano Daniel Alves. Uma lesão após a estreia, porém, atrapalhou os planos do lateral, que não conseguiu ter sequência com o técnico Luis Enrique e vem sendo preterido até mesmo pelo improvisado zagueiro Bartra.
Filipe Luís, o outro brasileiro da relação, amarga a reserva no Chelsea depois de uma excelente temporada no Atlético de Madri. O lateral esquerdo ainda não conseguiu repetir o sucesso no novo clube e, assim como Douglas, tem sido preterido por um jogador improvisado, o lateral direito Azpilicueta.
Além dos brasileiros, outros oito estrangeiros completam a relação, encabeçada pela contratação de Mario Balotelli, que trocou o Milan pelo Liverpool. Reforço mais badalado do campeonato inglês, o italiano até agora não se destacou, marcando apenas dois gols em 15 partidas.
Outro lembrado foi o goleiro Oblak, contratado pelo Atlético de Madri para suprir a ausência do belga Courtois. A contratação de Torres pelo Milan também foi elencada como um mau negócio, assim como a de Vidic pela Inter de Milão. Outros nomes citados foram Immobile no Borussia Dortmund, o mexicano Ochoa no Málaga e o grego Mitroglou no Fulham.
Fonte: VEJA