Na última sexta-feira, 1º/10, a Confederação Brasileira de Futebol anunciou que não adiará jogos do Campeonato Brasileiro de Futebol Masculino Série A, o Brasileirão, em datas FIFA, tampouco avançará o calendário nacional para jogos após 15/12. A decisão, como anunciou a própria CBF, teve consulta e manifestação direta desta FENAPAF.
Trouxemos ao debate a imperiosa necessidade de cumprir Acordo homologado judicialmente no TRT de Campinas ano passado e que prevê cláusulas inarredáveis: fim da temporada na primeira quinzena de dezembro e férias coletivas e corridas de 30 dias, por exemplo. Ressaltamos que, à época, fizemos questão de consultar a categoria sobre suas preferências.
Agradecemos à CBF por buscar, oficial e organicamente, esta entidade que representa os atletas de futebol profissional do Brasil. A FENAPAF prioriza o trabalho seguro e a dignidade plena dos jogadores no exercício das suas atividades profissionais e, ativamente, busca escutá-los sobre suas demandas.
Um futebol brasileiro cada vez melhor passa obrigatoriamente pelo fortalecimento das relações institucionais, respeito ao debate sadio e, claro, aos direitos dos atletas.