A
O ABC goleou o América por 4 a 0 na tarde deste sábado (7) e se sagrou campeão potiguar dentro de casa, no estádio Frasqueirão. O alvinegro começou o jogo de forma alucinante e fez o primeiro gol logo aos cinco minutos, com o paraguaio Echeverria.
Ainda no primeiro tempo, Jones Carioca aproveitou bom cruzamento de Erivelton e marcou o segundo. Já aos trinta e três minutos, Nando fez o terceiro em cobrança de pênalti – e aos vinte e seis do segundo tempo, o artilheiro marcou novamente e deu números finais a partida.
Com a conquista, o ABC põe fim a um jejum de quatro anos sem títulos. A última conquista do alvinegro aconteceu em 2011, quando o clube havia conquistado o campeonato potiguar em cima do Santa Cruz. Nas contas do próprio clube, este é o 53° titulo estadual do ABC.
A vitória alvinegra também põe fim a outro tabu, isso porque o ABC não vencia o rival América em finais no Frasqueirão desde 2007. Segundo o pesquisador de futebol Marcos Trindade, com esse título – o ABC conquistou o seu décimo primeiro título em decisões contra o América – que tem 14 vitórias no confronto em decisões frente ao rival.
Decisões no Frasqueirão
Ainda de acordo com o pesquisador Marcos Trindade, o título alvinegro também foi responsável pela igualdade de conquistas no Frasqueirão. Os dados do historiador mostram que o ABC venceu dois títulos em seu estádio (2007) e (2016), enquanto o América foi campeão em 2012 e 2015.
O jogo
O jogo começou movimentado no Frasqueirão, logo aos cinco minutos, o ABC abriu o placar. Após boa jogada de Jones Carioca, a bola sobrou para Echeverria, o paraguaio chutou, a bola desviou na defesa e enganou o goleiro Pantera. ABC 1 x 0 ABC.
Após sofrer o gol, aos onze minutos, o América tentou responder. Cascata cruzou, Gustavo conseguiu o desvio, mas Vaná apareceu para salvar o ABC. Apesar da tentativa de reação do alvirrubro, o alvinegro seguiu pressionando.
Aos vinte e três minutos, o ABC voltou a marcar. Erivélton cruzou e Jones Carioca apareceu sozinho para encostar para as redes. Pantera ainda tocou a bola, mas não conseguiu evitar o gol alvinegro. ABC 2 x 0 América.
Dez minutos depois, aos trinta e três, Felipe Macena colocou a mão na bola dentro da área e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Nando mandou no meio do gol e ampliou o placar. ABC 3 x 0 América.
Depois de sofrer o terceiro gol, o América tentou responder novamente, mas sem sucesso. Aos quarenta e dois minutos, Thiago Potiguar cruzou e sozinho, Bruno Renan cabeceou para fora. Apresentando falhas defensivas e sem conseguir escapar da marcação do ABC, o alvirrubro não teve forças para diminuir o placar no primeiro tempo.
O segundo tempo começou e o ABC continuou pressionando. Aos 10 minutos, Jones Carioca aproveitou falha da defesa e chutou no cantinho de Pantera, mas Felipe Macena apareceu para salvar o alvirrubro em cima da linha. No minuto seguinte, o América que chegou com perigo. Em levantamento na área, Flávio Boaventura cabeceou bem, mas Vaná apareceu para impedir o gol americano.
Sete minutos depois, o alvinegro chegou bem novamente. Após bola cruzada da direita, Nando apareceu para cabecear, mas a bola acabou indo para fora. Aos vinte e quatro minutos, o Nando chutou na trave, mas dois minutos depois, o artilheiro não desperdiçou e aproveitou bom passe de Jones Carioca para ampliar o marcador. ABC 4 x 0 América.
Após conseguir boa vantagem, o ABC administrou o jogo até o fim e se sagrou campeão potiguar.