Por Heilysmar Lima/portalnoar
Sob forte chuva, ABC e América fizeram o primeiro Clássico-rei de 2017 neste domingo (22). Na Arena das Dunas, o Alvinegro levou a melhor e venceu por 1 a 0. O único gol do jogo foi marcado pelo lateral esquerdo Romano, ainda no primeiro tempo, em cobrança de falta.
Nos acréscimos do segundo tempo, no último lance do jogo, o Alvirrubro teve a oportunidade de empatar o jogo em cobrança de pênalti. No entanto, Jussimar não conseguiu superar o goleiro Edson.
Com a vitória, o time abecedista chega aos 7 pontos e se mantém no topo da tabela. A equipe americana segue com 4 pontos e fica na terceira colocação, podendo perder posições até o fim da rodada, que será concluída na quarta-feira (25).
Na quarta rodada da competição, o ABC enfrenta o Santa Cruz de Natal no domingo (29). A partida está marcada para a Arena das Dunas, às 17 horas. O América encara o Globo no estádio Barrettão, em Ceará-Mirim, no mesmo dia e horário.
Antes dos próximos embates pelo Estadual, as equipes estreiam pela Copa do Nordeste. O ABC joga na quarta-feira (25) contra o CSA-AL, às 18h45, no estádio Rei Pelé, em Maceió (AL). O América entra em campo na quinta-feira (26), às 21h30, contra o Botafogo-PB, na Arena das Dunas.
Vantagem abecedista
O primeiro Clássico-rei de 2017 com eufórico, com as duas equipes pressionando e buscando o ataque. A primeira tentativa foi do América. Aos 2 minutos, Michel Cury finalizou e mandou perto da trave. A resposta do ABC veio em seguida. Aos 5, após bola alçada na área, Dalberto tentou e a bola desviou na defesa.
O jogo seguiu lá e cá. No lado rubro, Dija Baiano tentou. No abecedista, Dalberto tomou a iniciativa. No entanto, os dois falharam e levaram puxões de orelhas dos treinadores.
A chuva voltou a cair e as equipes diminuíram o ritmo da partida. Assim, o ABC aproveitou a bola parada para abrir o placar. Aos 25 minutos, Nando sofreu falta frontal ao gol do América. Romano efetuou a cobrança e mandou sem chances para o goleiro Vinícius. 1 a 0 para o Alvinegro.
Sem acusar o golpe, o time americano foi ao ataque em busca do empate e quase conseguiu aos 30 minutos. Após cobrança de escanteio, o zagueiro Maracás subiu livre e cabeceou para a defesa com a ponta dos dedos de Edson.
Pouco depois, aos 33, o América teve mais uma chance. Michel Cury arriscou de fora da área e o goleiro abecedista fez a defesa. Aos 37, a chance veio em uma falta frontal à meta. No entanto, Dija Baiano mandou em cima da barreira.
Na reta final do primeiro tempo, a partida voltou a ganhar em emoção. Aos 44, Dija Baiano tentou de cabeça, mas mandou para fora. No minuto seguinte, foi a vez do ABC assustar, mas a zaga rubra afastou em cima da linha. No minuto final, o América quase empatou com Danilo. Edson salvou.
Em busca do empate
O início de segundo tempo foi dominado pelo América. Logo no minuto inicial, Michel Benhami cruzou rasteiro e por pouco Luiz Eduardo não desvia para o gol. Aos 7, após cobrança de falta, Paulo chutou e mandou por cima da trave.
A primeira chegada do ABC na segunda etapa foi apenas aos 15 minutos. Levy arriscou de longe, mas a bola desviou na defesa e saiu pela linha de fundo.
Melhor em campo, os rubros seguiram pressionando em busca do empate. No entanto, as investidas não deram certo. Em contrapartida, o técnico Geninho fez alterações para segurar o resultado.
Nos minutos finais, o América teve a sua melhor chance no jogo. Aos 41 minutos, Jussimar lançou na área e Dija Baiano acertou uma linda bicicleta. A bola explodiu na trave. Na sobra, Luiz Eduardo tentou, mas mandou para fora.
Já nos acréscimos, em sobra de escanteio, Memo arriscou e mandou longe da trave de Edson.
Muralha alvinegra
O goleiro Edson foi um dos destaques abecedistas na partida, fazendo várias defesas. Entretanto, a consagração veio aos 50 minutos, após pênalti cometido por Romano em cima de Dija Baiano.
Jussimar foi para a cobrança e o camisa 1 do Alvinegro fez a defesa para garantir o triunfo.
Ficha Técnica
Local: Arena das Dunas, Natal-RN
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira
Cartões amarelos: Levy, Anderson Pedra, Leozinho (ABC).
América: Vinícius, Osmar, Maracás, Paulão e Danilo; Felipe Alves (Jean Patrick), Michel Benhami, Marcos Junior (Memo) e Michel Cury (Jussimar); Luiz Eduardo e Dija Baiano. Técnico: Felipe Surian.
ABC: Edson, Levy, Márcio Passos, Cleiton e Romano; Anderson Pedra, Felipe Guedes e Fábio Gama (Jardel); Nando, Túlio Renan (Leozinho) e Dalberto (Chiclete). Técnico: Geninho.