por Marcel Rizzo – Folha de S.Paulo
A aposentadoria dos jogadores entrará na pauta da discussão sobre as contrapartidas necessárias para aprovar o refinanciamento dos clubes de futebol. O PRB, do novo ministro do Esporte, George Hilton, apresentou proposta ao presidente eleito da CBF, Marco Polo Del Nero, que amplia direito de atletas aposentados. O tema foi a maneira que o PRB encontrou de entrar na discussão após críticas de que não é do ramo esportivo.
Contribuição. É por esse motivo que o Ministério da Previdência Social participará do grupo de trabalho interministerial que vai formular o texto de uma nova Medida Provisória. A ideia é que atletas tenham garantia de renda para o resto da vida mesmo contribuindo por menos tempo com a Previdência do que um trabalhador normal.
Prioridade. Ricardo Borges, diretor executivo do Bom Senso FC, disse que o tema da aposentadoria é novidade para o grupo e que não é uma das bandeiras defendidas por eles neste momento, que têm como foco o fair play financeiro dos clubes para evitar atrasos em salários.
Aviso. No encontro que teve com Marco Polo Del Nero na segunda (19), o presidente do PRB, Marcos Pereira, foi com a proposta pronta porque já sabia que a presidente Dilma Rousseff deveria vetar o artigo da MP 656 que daria aos clubes o direito de refinanciar as dívidas com a União sem as contrapartidas de melhorias de gestão financeira.
Texto extraído do Painel da Folha de S.Paulo
Pinçado do site do SAFECE – Sindicato dos atletas de futebol do estado do Ceará