NOTÍCIAS

25 de janeiro de 2017 Bolt perde ouro e Brasil herda bronze

  • Nesta Carter (terceiro da esq. para a direita) foi pego no doping

    Nesta Carter (terceiro da esq. para a direita) foi pego no doping

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta quarta-feira que o velocista Nesta Carter foi flagrado com a substância Metilhexanamina em reanálise das amostras de urina dos Jogos Olímpicos de Pequim-2008 e com isso a equipe da Jamaica foi desclassificada do revezamento 4x100m rasos, no qual acabou com a medalha de ouro. Quarto colocado na prova, o Brasil herdará o bronze.

Com esta decisão Usain Bolt perderá uma de suas nove medalhas de ouro. Os outros integrantes da equipe na final eram Asafa Powell e Michael Frater. Naquela prova, os jamaicanos cruzaram a linha de chegada com o tempo de 37s10, um novo recorde mundial.

A equipe brasileira – formada por Vicente Lenílson, Sandro Viana, Bruno Lins e José Carlos Moreira (Codó) – acabou na quarta colocação naquela prova com a marca de 38s24, e herdará a medalha de bronze. Trinidad e Tobago ficará com o ouro e o Japão com a prata.

“Para mim não é surpresa. Em um ano competi como juvenil contra o Nesta Carter e ganhei dele fácil no Rio. No ano seguinte, o cara já estava o dobro do tamanho, correndo constantemente para baixo de 10s. Eu não tinha dúvida (que ele usava doping), mas dependendo do que você for falar, tem que provar. E eu não tinha como fazer isso. Mas o importante é que agora a justiça foi feita”, afirmou ao UOL Esporte Vicente Lenílson, potiguar de Currais Novos(foto).

uol, ajustes safern

Voltar