A busca do bom futebol. Esse objetivo é o que deverá mover a Seleção Brasileira e a Colômbia que se enfrentam hoje, às 21h(de Brasília), no Estádio Monumental, em Santiago, no Chile, na abertura da segunda rodada do Grupo C da Copa América. Os canarinhos venceram na estreia o Peru, por 2 a 1, mas estiveram bem longe de agradar aos torcedores ou mostrar um bom nível tático e técnico. Os colombianos conseguiram fazer pior. Depois de terem chegado a terras chilenas prometendo por conta da boa campanha na última Copa do Mundo, perderam de 1 a 0 para a Venezuela.
O Brasil vai garantir a classificação antecipada nesta rodada em caso de vitória, mas a sua real situação na chave ele só vai saber após o desfecho do encontro entre Peru e Venezuela, que se enfrentam apenas na quinta-feira. Os brasileiros dividem a liderança com os venezuelanos, ambos com três pontos. Já os colombianos precisam reagir para evitarem uma eliminação precoce e de certa maneira vergonhosa.
“Espero que a Seleção Brasileira consiga mostrar uma evolução em relação ao jogo contra o Peru. Perdemos jogadores importantes para esta competição e estamos procurando nos aperfeiçoar no meio do torneio. Não estamos prontos, mas sempre buscando o crescimento de um jogo para o outro. A Colômbia tem um grande time, já vimos muitos grandes jogos desse adversário e a nossa expectativa é a de mais um duelo complicado”, analisou Dunga, técnico da Seleção Brasileira.
Os colombianos têm a mesma expectativa. Na visão deles o jogo contra o Brasil vai ser franco, aberto, com os dois times buscando o gol. Para eles isso, de certa maneira, é até melhor, pois eles acreditam que terão mais liberdade do que contra a Venezuela. “Acredito em um jogo mais aberto pois são duas equipes que gostam de buscar a vitória, se preocupam em marcar gols e jogam em velocidade, pelas características de seus jogadores. O Brasil será sempre um grande adversário, mas que faz bons jogos com a Colômbia”, disse o meia Juan Cuadrado.
Os brasileiros também esperam mais espaços. “Tende a ser um jogo de melhor futebol porque o normal são os times enfrentarem a Seleção Brasileira sempre pensando em destruir e não em criar jogadas de gol. A Colômbia tem uma característica que foge um pouco desse estilo e por isso mesmo acredito em uma partida melhor. Esperamos inclusive que o Brasil consiga ter um melhor rendimento, pois passou o peso da estreia e conseguimos um resultado contra o Peru que nos dá um pouco mais de tranquilidade”, disse o meia Willian.
Por falar em tranquilidade, os jogadores colombianos trataram de descartar qualquer clima de revanche por conta da eliminação nas quartas de final da Copa do Mundo de 2014, quando a Seleção Brasileira ganhou por 2 a 1 em jogo que ficou marcado por uma entrada criminosa do lateral-direito Juan Zúñiga em Neymar, que tirou o brasileiro do restante do Mundial.
“Acho que não devemos encarar, de nenhum dos lados, esse jogo como uma revanche e sim como mais uma história bonita de confronto entre os dois países. A Colômbia vai a campo pensando em fazer uma bela partida e ganhar o jogo. Mas sabe que não vai ser fácil enfrentar o Brasil que tem grandes jogadores e um Neymar que vem atravessando um grande momento técnico. Creio em uma grande partida”, disse o meia James Rodríguez, destaque da Colômbia.
Em termos de escalação, Dunga não quis antecipar a formação que pretende mandar a campo, mas se aposta no crescimento do time, deverá mudar pouco. Porém o meia Philippe Coutinho, recuperado de um edema na coxa direita, tem boas chances de reaparecer na vaga de Fred.
Pelo lado da Colômbia, o técnico argentino José Pekerman não vai mexer na equipe, pois aposta na força do entrosamento para conquistar a vitória. Pelo regulamento os dois melhores colocados de cada uma das três chaves avançam para a disputa das oitavas de final, assim como os dois melhores terceiros colocados na classificação geral da primeira fase.
Colômbia precisa vencer para seguir com chances
A Colômbia precisa vencer para seguir com chances de classificação e evitar uma eliminação precoce na Copa América. Para os jogadores colombianos, a derrota na estreia tem que ser esquecida e o pensamento é só no Brasil. O lateral direito Zuñiga e o meia James Rodríguez concederam entrevista coletiva, já mirando a segunda rodada do Grupo B da Copa América. Dentre os temas abordados, a estreia decepcionante contra a Venezuela e a chance de recuperação contra o time de Dunga, hoje, foram os principais. O meia do Real Madrid destacou a grande fase de Neymar, que foi o diferencial na vitória do Brasil sobre o Peru, mas vê a Colômbia com chances de vitória: “[Neymar] está em um nível incrível. Eles também precisarão estar bem para ganhar. Devemos estar atentos para podermos vencer”.