NOTÍCIAS

13 de agosto de 2025 CBF qualifica 100 médicos

Iniciativa inédita no futebol mundial, realizada em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, capacitou profissionais de clubes e federações para atuação rápida e eficaz em casos de parada cardiorrespiratória.

A CBF concluiu nesta terça-feira (12) o Treinamento em Emergências Cardiovasculares (TECA) para 105 médicos de clubes das Séries A, B, C e A1. O evento, uma iniciativa inédita no campo da medicina esportiva em nível mundial, foi realizado em conjunto com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e sediado em Belo Horizonte e São Paulo (no dia 11) e Rio de Janeiro (dia 12). A atividade é parte do programa de Educação Médica Continuada da CBF em parceria com a CBF Academy-IDP.

A aplicação do Treinamento em Emergências Cardiovasculares é mais uma inovação proposta pela Comissão Médica e de Combate à Dopagem da CBF (CMCD), a exemplo do protocolo de concussão pioneiro para uma Confederação de Futebol. O objetivo do evento é o de evitar que, durante uma partida de futebol, um atleta venha a óbito em razão de uma parada cardiorrespiratória vítima da chamada “morte súbita”.

Hoje a CBF exige nas competições que promove, por regulamento, que qualquer partida só tenha início com a presença de um Desfibrilador Externo Automatizado (DEA) no estádio. Por isso, é necessário que os médicos dos clubes envolvidos nestas competições estejam em constante reciclagem para operação do equipamento.

Voltar