NOTÍCIAS

29 de novembro de 2014 Depois de grande reação, América é movido pela fé para voltar à elite do Campeonato Brasileiro

Segundo em número de vitórias na Série B: 19. Terceiro ataque mais positivo: 55 gols. Quarto em pontos conquistados dentro de casa: 38. Terceiro melhor aproveitamento geral: 59,2%. Seria o suficiente para um clube conquistar o acesso à Série A? Sim. Mas por conta de uma punição aplicada pelo STJD, que no meio do campeonato determinou a retirada de seis pontos em virtude da escalação irregular do lateral-esquerdo Eduardo, o América entra em campo neste sábado dependendo não somente das próprias forças, mas também de tropeços alheios. Além de vencer o Sampaio Corrêa, no Independência, o Coelho torce contra Boa Esporte, Avaí e Atlético-GO, que jogam, respectivamente, diante de Icasa (fora), Vasco da Gama (casa) e Santa Cruz (casa). A eletrizante 38ª rodada está marcada para 16h20.

Imagina o que passa na cabeça de jogadores e torcedores ao receberem a notícia de que o clube perderia, em primeira instância, 21 pontos na tabela de classificação? E que o motivo da punição seria algo que poderia ter sido evitado pela própria diretoria? Desespero? Medo? Desânimo? Os três? Mas o Alviverde é movido pela fé. Pela insistência. Pela resistência. Não desistiu. Acreditou que era possível. Givanildo, o Rei do Acesso, foi chamado para salvar a pátria depois da demissão de Moacir Júnior. Recolocou o América nos trilhos. Recebeu, nesse intervalo de tempo, a notícia de que 15 dos 21 pontos seriam devolvidos. Combustível suficiente para a arrancada. Givanildo emplacou sequência de nove vitórias, quatro empates e apenas uma derrota. E o Coelho, sétimo com 58 pontos, segue vivíssimo na rodada derradeira da Segundona.

Mas o destino, um pouco cruel com quem tanto batalhou na competição, quis pregar uma peça. Justamente no jogo mais importante, o América não contará com Gilson, talvez o principal destaque do elenco durante o returno. Deslocado para o meio-campo, o lateral marcou seis gols e contribuiu com oito assistências. Só que o temido terceiro cartão amarelo o tira do duelo com o Sampaio – Raul também está suspenso. “Não gosto de falar muito individualmente de jogador. Mas neste momento, é claro que o Gilson fará falta. Pela maneira como ele se encaixou, como ele vêm jogando e fazendo gols. Enfim. Fará muita falta”, lamenta Givanildo.

Sem o criador, a bola passa para o definidor. Obina, artilheiro da equipe com 13 gols, assume a condição de protagonista. E o discurso movido pela fé embala o camisa 9. “Independentemente do que aconteça, é o que a gente fala. Papai do Céu está aí vendo a nossa luta. É claro que os outros trabalham também, mas por tudo que passamos nesse ano, pelo que aconteceu, esse grupo é um grupo muito bom e que merece o acesso neste sábado. Espero muito que isso venha a acontecer”, afirma o centroavante.

Nono com 53 pontos, o Sampaio Corrêa não tem mais chances de acesso. Nem por isso descarta lutar pela vitória neste sábado. O técnico Vinícius Saldanha quer encerrar a participação maranhense na competição com chave de ouro. “É um jogo de atenção total. O América é um time de alto nível, que ainda briga pra subir, e vai impor muita dificuldade. Mas nossa intenção é realizar uma boa partida e voltar de lá com um resultado positivo”, diz. Já o volante Robson Simplício, que volta à equipe depois de se recuperar de contusão, pretende aproveitar a oportunidade. “Vou dar o máximo nesse jogo e provar que posso permanecer na equipe”, garante.

AMÉRICA X SAMPAIO CORRÊA

AMÉRICA
João Ricardo; Adalberto, Renato Santos e Vitor Hugo; Pablo, Leandro Guerreiro, Andrei Girotto, Renan Oliveira e Mancini; Willians e Obina
Técnico: Givanildo Oliveira

SAMPAIO CORRÊA

Rodrigo Ramos; Daniel Damião, Mimica, Robinho e Willian Simões; Robson Simplício, Uillian Corrêa, Eloir e Hiltinho; Válber e Siloé
Técnico: Vinícius Saldanha

Motivo: 38ª rodada da Série B
Local: Independência, em Belo Horizonte
Data: sábado, 29 de novembro de 2014, às 16h20
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Anderson José de Moraes Coelho (SP)
Ingressos: setores Ismênia, Pitangui e Minas (R$ 10)

Voltar