Em uma partida marcada por falhas de ambos os goleiros, Fortaleza e River/PI ficaram no empate, dentro de um Castelão vazio, pela primeira rodada da Série C de 2016. O estádio cearense não pôde receber público por conta de uma punição imposta ao Leão decorrente as cenas de violência que aconteceram ainda em 2015, em jogo do Tricolor diante do Brasil de Pelotas. Jean Mota, apósvacilo de Dalton, e Edu Amparo, contando com a contribuição de Berna, marcaram os gols do jogo.
Trave vira protagonista
Em um Castelão completamente vazio, começava a Série C para Fortaleza e River/PI. Como já era esperado, o Tricolor partiu para cima do Galo no início do duelo. Logo aos dois minutos, após boa trama ofensiva, Anselmo acertou o travessão de Dalton. Na sequência, Pio, em cobrança de falta, tirou tinta da meta adversária.
Aos poucos, a equipe visitante foi entrando na partida. Sem conseguir construir jogadas ofensivas através da troca de passes, os comandados de Jeferson Capitão recorreram à bola parada. Tote, da intermediária, soltou uma bomba que explodiu no travessão de Ricardo Berna.
Os dois times paravam muito em seus erros, principalmente na armação das jogadas. O perigo real de gol só voltaria a acontecer perto do fim da primeira etapa. Aos 37, depois de vacilo deWillian Simões, Vanderlei perdeu chance incrível, cara a cara com o arqueiro tricolor. Como resposta, Jean Mota tabelou com Dudu Cearense e acertou a trave de Dalton.
Goleiros vacilam e partida fica no empate
Diferentemente da primeira etapa, o segundo tempo começou mais equilibrado. As equipes pareciam se estudar mais, sem se arriscar tanto assim. Com um jogo morno, o River passou a gostar mais do jogo. Aos 12 minutos, após rebote de Berna, Jadson até balançou as redes do Tricolor. Entretanto, foi marcado impedimento e o tento acabou anulado.
Pouco depois saiu o primeiro gol do confronto. Éverton desceu pela esquerda e cruzou rasteiro, Dalton tentou encaixar a bola, mas acabou espalmando para o meio da área, direto para os pés de Jean Mota que estufou as redes piauienses. Após o lance, o arqueiro visitante pareceu perder um pouco sua confiança. Logo depois ele repetiu a mesma falha, só que desta vez ninguém do Leão aproveitou.
Já perto do fim, o River, quase que na base do desespero, se lançou ao ataque, apertando até a saída de bola do Fortaleza. E deu certo. Meio sem querer, Edu Amparo deixou tudo igual no Castelão. O meia cruzou da direita e contou com o quique da bola, além da contribuição de Berna, para empatar o confronto. Logo na sequência, Eduardo, sozinho, perdeu a oportunidade da virada. Aos 49 minutos, Mayron dos Reis Novais deu números finais para o duelo.
Com a igualdade, tanto Tricolor quanto o Galo ficaram na 5ª posição do Grupo A. Na próxima rodada, o clube cearense encara o Confiança, às 19h, no estádio Batistão. Já o time do Piauí, recebe o América/RN, às 16h, no estádio Albertão.
diariodonordeste