Erandy Pereira Montenegro , mais conhecido como Erandy (Bananeiras, 24 de abril de 1946), é um ex-futebolista e treinador de futebol brasileiro.
Atuou nas décadas de 1960 e 1970 como atacante de clubes como Vasco da Gama, Futebol Clube do Porto, Ceará, Fortaleza, Santa Cruz/PE e Ferroviário, tendo sido treinador desses quatro últimos após sua aposentadoria, em 1973.
Foi campeão cearense em 1969, Norte-Nordeste de 1970 e Vice da Taça Brasil de 1968, todos pelo Fortaleza. Como atacante do Ceará Sporting Club, marcou o 1º gol do Estádio Castelão, em Fortaleza.
Após parar, virou técnico de futebol, treinando Sampaio Corrêa, Central, CSA, Icasa e Santa Cruz, onde foi campeão pernambucano em 1990. Ainda passou pelos 3 principais clubes do futebol paraibano (Treze, Campinense e Botafogo), pelos 2 principais times de Mossoró (Potiguar e Baraúnas) e também exerceu o cargo no América de Natal, ABC e Alecrim, onde encerrou a carreira de treinador.
No ABC de Natal, treinador campeão de 1983 comandando o famoso ataque dos mais de 100 gols.
Dois dos mais marcantes títulos da carreira do vitorioso treinador no futebol potiguar foram o Tri campeonato de 1981 pelo América e o Campeonato de 1983 pelo ABC, quebrando a sequência de quatro títulos seguidos do rival América e com o ataque formado pelas lendas Dedé de Dora, Marinho Apolônio e Silva, o ataque dos mais de 100 gols num mesmo certame.
Erandy, que atualmente mora em Natal/RN, é uma lenda viva no futebol brasileiro.
Voltar