A sessão “eternos” relembra uma figura emblemática do futebol potiguar e nordestino nos anos 90. O volante Januário, capitão do ABC nos títulos de 1997 e 1998 e eleito melhor jogador duas vezes seguidas.
Januário marcou época no ABC ( nos duelos inesquecíveis com Moura, do América/RN) e também no futebol cearense, quando sagrou-se tetracampeão com o Ceará Sporting Club.
Antônio Januário Martins de Oliveira mora na capital cearense onde tem uma loja de peças automotivas. Segundo Dimas Filgueiras, que o levou para o Vovô em 1999, os negócios vão muito bem.
Januário foi campeão oito vezes nos 16 anos que jogou como profissional. O mineiro forte de marcação e implacável com os rivais, começou na base do Cruzeiro e se profissionalizou no Botafogo (RJ), onde chegou a compor o elenco principal. Depois foi para o América-RJ, Juventus-SP, Matonense-SP, Botafogo-SP, Paysandu-PA e depois desembarcou no ABC, em 1997. Teve uma passagem pelo futebol português, jogando no Marítimo (Ilha da Madeira).
No ABC foi bicampeão (1997 e 1998) e em 1999 foi contratado pelo América. No alvirrubro não rendeu o o esperado e no mesmo ano se transferiu para o Ceará. Januário era bom cobrador de faltas. Somente no Vozão anotou 25 gols.
Natural de Januária/MG, tem 44 anos, é casado com “Dona” Vera e pai de dois filhos: Verena e Caio.
Redação do blogdogringo/com ajustes do safern
Voltar