ETERNOS

Goleiro Ubirajara

Eleito pela torcida americana como um dos maiores goleiros do clube na década de 70, campeão várias  vezes na era Machadão, o carioca Ubirajara (Ubirajara Dias) chegou à Natal  em 1973, trazido pelo lendário Sebastião Leônidas, para em seguida conquistar seu primeiro título com o manto alvirrubro: o estadual de 1974.

A equipe campeã invicta formou assim:  Ubirajara (Otávio), Ivan Silva, Scala, Djalma e Cosme, Edinho, Garcia e Hélcio Jacaré, Jangada, Santa Cruz (Washington) e Reinaldo, jogando ainda Sombra, Pedrada, Bagadão, Gilson Porto, Paúra, Davi, Ronaldinho e João Daniel. O jogo final contra o ABC: 0 a 0, “com o Castelão apunhado de gente, como se dizia na época quando o estádio não cabia mais gente”, recorda, em entrevista ao portal safern.com.

Ubirajara ainda ganhou o estadual de 1975, numa vitória histórica contra o ABC por 3 a 1, gols de Washington, Hélcio e Ivanildo Arara, enquanto  Soares descontou para o ABC. Arbitragem de José Faville Neto/SP.

O homenageado, depois que deixou o clube ainda jogou em Fortaleza até 83, Botafogo/RJ, São Bento/SP, Moto, Paysandu, Goiás, Vila Nova e Atlético. Esteve um ano no futebol da Arábia Saudita (Al Arabi, clube que teve Ferdinando Teixeira como treinador).  Trabalhou numa pré temporada no Líbano durante seis meses. Atualmente, é treinador de goleiros, preferindo aceitar convites para realizar pré temporada dos clubes. Além dos Estaduais, é um dos campeões da Taça Almir, em 73, invicto.

Hoje tem 67 anos.

Ubirajara marcou época no América

Rivalizou muito com outro inesquecível goleiro: Otávio

Retornou ao Mecão, como treinador de goleiros, entre 2011 e 2013:

“muita saudade”, chegou a confessar.

Fonte pesquisa: Jornalista Everaldo Lopes

Voltar