A Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF) iniciou as tratativas para o Campeonato Potiguar 2024. A Federação reuniu, em sua sede, nesta terça-feira (26), os representantes de ABC, América, Força e Luz, Globo, Potiguar de Mossoró, Potyguar Seridoense e Santa Cruz, clubes que irão disputar a competição na próxima temporada.
O diretor de competições da FNF, Arnóbio Medeiros, apresentou três propostas para apreciação dos representantes.
A proposta mais votada traz a disputa em dois grupos de 4 equipes cada, um grupo joga contra o outro em dois turnos. Os melhores colocados disputam semifinal e final, também em dois jogos, totalizando 12 rodadas. Os últimos colocados de cada grupo disputam o rebaixamento em 2 jogos. A proposta agradou aos representantes, que sugeriram alterações. O formato deve ser aprimorado e rediscutido em nova reunião.
Uma outra proposta previa o início do Campeonato ainda em 2023, com a primeira fase no mês de dezembro, com a participação de seis clubes, sem ABC e América. Os quatro mais bem colocados se classificariam para a segunda fase com previsão em janeiro. ABC e América se juntam ao grupo único com jogos de ida e volta, semifinal e final. A proposta foi descartada pelos representantes.
A terceira proposta previa disputa em grupo único, com pontos corridos em 14 rodadas.
Segundo o presidente da FNF, José Vanildo, a Federação terá como prioridade conciliar os aspectos técnicos e os interesses dos clubes em consonância com o calendário nacional. “Nós teremos o maior zelo em reduzir o número de jogos, sem comprometer a qualidade técnica e a participação dos filiados. Será seguido o modelo que for mais adequado, conciliando o interesse dos clubes, obedecendo ao calendário nacional de forma a dar qualidade maior à competição”, destacou o presidente.
A segunda reunião do Conselho Técnico ficou marcada para a próxima semana, no dia 4 de outubro.
Foto: Assessoria/FNF
Voltar