A Federação Paulista de Futebol (FPF) anunciou na tarde desta segunda-feira (23) a eliminação do Paulista de Jundiaí da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Com isso, o Batatais fará a final da competição contra o Corinthians.
A decisão da FPF foi tomada depois que a entidade analisou a documentação do zagueiro Brendon Matheus, do time de Jundiaí. De acordo com a denúncia apresentada pelo Batatais, Brendon teria 22 anos e não 19 e, assim, não poderia disputar a Copinha, realizada entre equipes sub-20. O Batatais foi derrotado pelo Paulista em uma das semifinais.
Segundo reportagem da ESPN Brasil, o verdadeiro Brendon Matheus Araújo Lima dos Santos, nascido em 1997, está preso por assalto a mão armada, cometido em São Gonçalo, no Rio de Janeiro. O atleta que atua com os documentos de Brendon seria, na verdade, Heltton Matheus Cardoso Rodrigues, nascido em 1994. Ele atuou profissionalmente pelo São Gonçalo em 2014.
“Essa Copa é importantíssima. Quem mais foi punido foram os jogadores e o Paulista por um erro de quem nem vou chamar de atleta, vou chamar de criminoso”, disse Antônio Olim, presidente do Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo. Segundo o presidente do TJD-SP, Heltton seria natural do Ceará, onde teria emitido seu RG. O TJD pediu informações à polícia do estado para comparar impressões digitais.
“Ele [Brendon / Heltton] já vem jogando em outros times com esse documento. Então, o Paulista foi na boa fé e o colocou. Se lá na frente a gente descobrir que o Paulista está envolvido, ele será punido. Acho que agora não é hora de punir o Paulista. A maior punição é não poder enfrentar o Corinthians. Quem mais foi punido foram os jogadores do Paulista que não poderão atuar”, afirmou Olim
r7