Internado na UTI desde a quinta-feira, Pelé apresentou melhora em seu quadro clínico. De acordo com o boletim médico divulgado na manhã desta sexta-feira pelo hospital Albert Einstein, o ex-jogador está lúcido, mas ainda na unidade de terapia intensiva e passando por hemodiálise.
“O Hospital Israelita Albert Einstein informa que o paciente Edson Arantes do Nascimento (Pelé) está melhor de sua condição clínica e segue sob cuidados na unidade de terapia intensiva. Continua em tratamento temporário de suporte renal (hemodiafiltração veno-venosa contínua), lúcido, em ventilação espontânea, sem necessidade de drogas vaso-ativas ou outras terapias de suporte. O Hospital fornecerá boletim assim que houver nova informação”, afirmou o comunicado.
O hospital divulgou o boletim por volta das 10 horas (de Brasília), quando a assessoria de imprensa do local distribuiu o comunicado. Desde que foi informado que o ex-jogador foi transferido para a UTI, um grande número de jornalistas fez plantão na porta do Albert Einstein em busca de informações. No entanto, o hospital blindou qualquer notícia desde as 20 horas da quinta-feira, quando foi divulgado o último boletim médico.
De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, Pelé apresenta sinais de sepse, focos infecciosos nos rins. Como o quadro não melhorou com a utilização dos primeiros aintibióticos, a equipe médica teria optado por colocar o paciente em hemodiálise. A equipe médica do hospital não confirma o diagnóstico.
Segundo especialistas ouvidos pelo UOL Esporte, a hemodiálise é comum para tratamentos desse tipo e que a internação na UTI não significa necessariamente uma piora no estado clínico.
“A UTI não é só para pacientes que estão piorando. É só um tratamento mais disciplinado, com mais equipamentos à disposição. E com mais diagnósticos rápidos que podem intervir em pacientes com instabilidade. Não vejo isso como uma definição de que necessariamente piorou”, completou Aguinaldo Nardi, diretor da Sociedade Brasileira de Urologia.
Pelé chegou ao hospital na última segunda-feira, apresentando um quadro de infecção urinária.Há aproximadamente 15 dias, Pelé já havia sido internado no mesmo hospital. Na ocasião, ele precisou passar por um procedimento cirúrgico para a retirada de cálculos renais.
Voltar