A partida começou com o Juventude comandando as ações. Mesmo com a Arena Castelão lotada, a equipe gaúcha procurou marcar a saída de bola do Fortaleza, fazendo com que a defesa tricolor tentasse ligação direta com o ataque.
A primeira jogada com perigo do Tricolor aconteceu apenas aos 19 minutos, em contra-ataque. Rodrigo Andrade tocou para Anselmo, que chutou no canto de Elias que se esticou todo para evitar o gol.
Com o passar do tempo a defesa do Fortaleza se mostrava nervosa. No minuto 32, primeira grande chance do Juventude. Após tabela com Roberson, Felipe Lima chutou cruzado para fora.Hugo, estava sozinho dentro da pequena área e reclamou que não recebeu a bola. Quatro minutos depois, mais uma chance do Juventude. Hugo tabelou com Felipe Lima e chutou cruzado, mas Berna tirou com a ponta dos dedos.
Fortaleza voltou a chegar com perigo apenas aos 40 minutos, em chance que Anselmo chegou atrasado no cruzamento de Daniel Sobralense.
Aos 44 minutos, após balão, Corrêa desviou para trás. A bola sobrou para Roberson que, invadiu a área e chutou para fora.
Continua o Pesadelo
Logo no início do segundo tempo, o pesadelo começou. Aos dois minutos, mal posicionamento da zaga tricolor. Após cruzamento da esquerda de Pará, Hugo subiu livre e cabeceou sem chances de defesa para Ricardo Berna, abrindo o placar no Castelão.
No minuto 12, Wallacer recebe em frente à área, dominpu e chutou no canto esquerdo de goleiro. Ricardo Berna se esticou todo para evitar o segundo gol.
Leandro Lima, aos 19, faz fila e só é parado com falta em frente à área. Pio solta uma bomba e a bola passa por baixo de Elias, deixando tudo igual no Castelão.
Seis minutos depois, quase a virada do Leão. Após cruzamento da esquerda, Anselmo cabeceou forte e Elias espalmou evitando o segundo gol do Tricolor.
O Juventude teve a chance de matar o jogo no minuto 33. Roberson recebeu a bola, deixou a defesa para trás e tentou encobrir Berna, mas chutou para fora. A resposta do Fortaleza foi logo em seguida. Pio, em cobrança de falta, chutou forte, mas Elias espalmou, salvando a equipe gaúcha.
Nos 40 minutos, Pio bate escanteio de trivela na cabeça de Leandro Lima, que mandou para fora. O time tentou até o último minuto, mas a bola não entrava. Aos 48, após confusão na área, Elias tira de tapa e evita o gol da classificação tricolor.
O empate permaneceu e o Juventude está de volta à Série B. O time se junta ao Boa Esporte, ABC e Guarani. Antes, segue a disputa pelo título da Série C do Campeonato Brasileiro. Nas semifinais, enfrenta o Boa Esporte, em confrontos ainda sem data marcada. Já o Fortaleza, amargará mais um ano na Terceirona.