Os profissionais que atuam nas comissões técnicas e administração dos clubes de futebol do Brasil sabem da necessidade de se atualizarem com as constantes mudanças e avanços que ocorrem na forma de condução do esporte, para um melhor aproveitamento em seus ofícios.
Pensando nisso, anualmente, centenas desses profissionais têm participado do Congresso Internacional de Futebol, promovido pelo Grêmio de Futebol Portalegrense e organizado pelo Instituto Nacional de Esporte, Educação e Saúde (INEES), que neste ano chega à sua quarta edição e será realizado nos dias 25 e 26 de novembro, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS).
Considerado um dos maiores eventos do gênero do mundo, nesta edição o congresso traz o tema: “Estruturar para vencer: O desafio além das quatro linhas”.
Pelo menos três profissionais potiguares confirmaram participação no evento. Os mossoroenses Edinho Cardoso, técnico de futebol, Gilterlan Ferreira, preparador físico, e Paulo Júnior, ex-jogador, viajam na próxima quinta-feira (24) com destino à capital gaúcha, na busca por mais conhecimentos no esporte no futebol.
Edinho e Gilterlan já podem ser considerados veteranos nessa jornada. Além de outros encontros destinados a profissionais de futebol, os dois participaram do Seminário Internacional de Futebol, em 2011, também promovido pelo Grêmio, organização que antecedeu o Congresso, criado logo em seguida. Já o ex-atacante Paulo Júnior, que por problemas de saúde deixou a carreira de jogador mais cedo, terá na edição desse ano, seu primeiro contato com encontros dessa natureza.
“O meu objetivo nesse curso é ver de perto a opinião de vários profissionais da nossa área que trabalham no futebol do sul e sudeste do Brasil, como também profissionais que atuam em outros países da América do Sul e Europa, do que se tem de mais novo nas metodologias e estratégias aplicadas nos treinamentos e nos jogos”, comentou ao Portal F9 o ex-técnico de Potiguar e Baraúnas, Edinho Cardoso.
Entre os palestrantes nacionalmente conhecidos, estão os ex-jogadores Caio Ribeiro, hoje comentarista da Globo; Gilberto, ex-lateral de Flamengo e Vasco; e Roberto Dinamite, ex-jogador e ídolo do Vasco e Seleção Brasileira.
Além destes, profissionais de várias áreas do futebol, como jornalistas, técnicos, árbitros, fisiologistas, advogados, especialistas em marketing, dirigentes de grandes clubes do futebol brasileiro, argentino, uruguaio, espanhol e italiano, estarão discutindo o esporte em seus mais variados setores.
“A importância desse intercâmbio é muito grande, pois teremos a oportunidade, como da primeira vez que fomos, além de adquirirmos novos conhecimentos, abrirmos algumas possibilidades de contatos com profissionais de países com grande representatividade e desenvolvimento no futebol”, destacou o preparador físico do Potiguar, Gilterlan Ferreira.
“São essas trocas de informações que abrem os horizontes para novos conhecimentos, principalmente para eu que vivo uma nova fase de transição no futebol”, comentou Paulo Júnior, ex-atacante de Potiguar e Baraúnas.
Para Edinho Cardoso, há um mercado novo que se abrindo e precisa ser compreendido pelos profissionais que atuam na área, como ele. É o caso dos Estados Unidos, que depois de décadas, voltam a apostar no futebol.
“Os Estados Unidos estão apostando alto no futebol, o que torna aquele mercado bem interesante para vários profissionais do mundo da bola. Vamos ouvir bem o que eles têm a falar desse investimento e como planejam o futebol de uma forma abrangente em seu país”, finalizou Edinho Cardoso.
Além de palestras e debates, o IV Congresso Internacional de Futebol, do Grêmio, realizará um curso teórico e prático na manhã do primeiro dia do evento e terá como tema “ANÁLISE DE DESEMPENHO NO FUTEBOL: O CONTEXTO DE UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR – TEORIA E PRÁTICA”.
Voltar