A polêmica envolvendo o título brasileiro de 1987 parece estar longe do fim. Nesta sexta-feira, o ministro Marco Aurélio de Mello, do Superior Tribunal Federal (STF), negou o recurso do Flamengo, que busca o reconhecimento como o legítimo campeão nacional daquele ano.
A mais recente decisão do STF decorre da decisão tomada pelo Tribunal em abril de 2014, quando foi definido o Sport como o único vencedor do Campeonato Brasileiro de 1987. Após esta decisão, o Flamengo entrou com um recurso alegando que o acórdão anterior teria violado um artigo da Constituição Federal.
No que depender do Flamengo, a disputa nos tribunais está longe de ter um fim. O Rubro-Negro do Rio de Janeiro alega que, como o veredito desta sexta-feira foi inpidual, ainda cabe recurso ao colegiado do Superior Tribunal Federal.
Taça das Bolinhas
O Flamengo não quer saber de perder os títulos de 1987 e, principalmente, da Taça das Bolinhas, já que o São Paulo passaria a ser o primeiro time a conquistar cinco vezes o Campeonato Brasileiro – 1977, 1986, 1991, 2006 e 2007; além de 2008. Sem a taça de 1987, o penta do Rubro-negro só viria em 2009.
O disputado troféu foi criado pela Caixa Econômica Federal para ser entregue ao primeiro clube que conquistasse o Brasileiro cinco vezes alternadas ou três vezes consecutivas.
Voltar