NOTÍCIAS

13 de dezembro de 2015 UFC: José Aldo perde cinturão

(tnonline) – Um soco. Foi o suficiente para que um mito caísse. Conor McGregor precisou de um único golpe preciso para derrubar o brasileiro José Aldo e se sagrar campeão dos pesos penas do UFC. A surpreende luta da madrugada deste domingo, que prometia ser um dos maiores combates da história do esporte, foi encerrada com pouco mais de 10 segundos.

Divulgação/UFCConor McGregor comemora título dos penas do UFC; desolado, José Aldo chorou muito após o resultado
Conor McGregor comemora título dos penas do UFC; desolado, José Aldo chorou muito após o resultado

A entrada dos dois lutadores não poderia ser mais diferente. “The Notorious” entrou cheio de graça, como se caracterizou nos últimos combates. Aldo entrou como sempre, focado e de cabeça baixa, bem menos provocativo que na pesagem realizada no sábado.

Já no octógono, Conor se mostrou bem à vontade, já provocando José Aldo e puxando para si a torcida que lotava a MGM Arena, em Las Vegas. O brasileiro só levantou a cabeça após as instruções do árbitro, momentos antes do combate começar. A postura de ambos era um sinal do que estava por vir.

Após o árbitro dar início à luta, o irlandês partiu para cima, tentando acertar o brasileiro. Aldo fez uma primeira esquiva e abriu distância, tentando entrar com jab de direita. Foi o suficiente para falastrão McGregor.

Com um direto de esquerda que acertou o rosto do brasileiro, Conor derrubou Aldo. De fato, a luta terminou neste golpe. O ex-campeão caiu de frente, quase desacordado, mas ainda houve tempo para irlandês acertar outros dois socos antes da intervenção do árbitro John McCarthy.

O resultado unificou o cinturão da categoria, que antes era dividido entre Aldo (linear) e McGregor (interino). Mais do que isso, fim da luta marcou o fim de uma era na categoria dos penas.

“Ninguém consegue aguentar esse gancho de esquerda. Ninguém vai tirar isso de mim. Ele é rápido, poderoso, mas a precisão as vezes vale mais. Eu sinto por ele, ele foi um campeão fenomenal, merecia ir um pouco mais além. Mas no fim do dia eu sei que é assim que as coisas acontecem. “, declarou Conor, que momentos antes ainda teve tempo de comemorar (e debochar bastante) a vitória.

Aldo lamentou, pediu revanche, e garantiu que vai reconquistar o cinturão da categoria. “Ele jogou um direto ali, no meu peito, eu esperava isso. Quando fui atacá-lo, ele acertou. Mas agora tem que partir para uma revanche, porque isso não termina aqui. Vou voltar e conquistar o que é meu”, disse o agora ex-campeão.

No coevento principal, Rockhold vence Weidman e é campeão dos médios

Na outra defesa de cinturão da noite, o terror dos brasileiros, o americano Chris Weidman, enfrentou seu compatriota Luke Rockhold, no coevento principal do card desta noite. E aqui mais um reinado caiu por terra.

Antes da defesa deste domingo, Weidman havia vencido Anderson Silva (duas vezes), Lyoto Machida e Vitor Belfort. Chegou ao MGM Arena como favorito, mas viu sua estratégia ser pulverizada pela velocidade do desafiante.

Weidman viu Rockhold dominar praticamente os três primeiros rounds, sofrendo uma sequência espetacular de golpes no terceiro, após errar um chute rodado no adversário. O árbitro Herb Dean poderia ter declarado Rockhold vencedor já naquele momento, mas esperou o início do segundo round, quando o agora novo campeão partiu novamente para cima. Levando a luta para o chão, o ex-campeão do Strikeforce conseguiu montar e conectar uma série de golpes, com o ex-campeão apenas defendendo. Desta vez o árbitro encerrou o combate, declarand Luke como campeão dos pesos médios do UFC.

Voltar